Skip to main content

SICAL dá nome às 7 Maravilhas da Cultura Popular®

Lisboa, 21 de maio 2020: SICAL, a marca portuguesa de cafés da Nestlé, é o patrocinador oficial da edição deste ano das 7 Maravilhas®, cujo o tema é Cultura Popular. A marca já era o café oficial do projeto e este ano dá o nome à eleição: 7 Maravilhas da Cultura Popular®- SICAL.

Ambas com  ligação  à  portugalidade  e  à  história do  nosso   país, a  parceria entre SICAL e as 7 Maravilhas® ganha ainda mais força devido ao foco nas origens da cultura portuguesa. Com o lema “O café está na origem”, SICAL sempre investiu nas melhores origens para conseguir um café mais único e puro.

“O tema desta edição, mais do que fazer sentido para SICAL tendo em conta as mensagens-chave da marca, enquadra-se muito bem com a situação que vivemos atualmente. Esta é a altura de nos focarmos em incentivar a economia em Portugal através de uma das nossas mais valias, a cultura portuguesa e o que mais de único lhe está associado. Através desta parceria pretendemos dar mais destaque às melhores maravilhas da cultura do país”, refere Victor Manuel Martins, Diretor Ibérico da Nestlé Professional.

“Desde 1947 que a SICAL produz uma das referências do café e agora, com a ajuda das 7 Maravilhas®, é um café que quer ganhar espaço no coração dos portugueses. Tanto as 7 Maravilhas®, como a SICAL partilham o valor das origens. Nós trabalhamos para enaltecer e fazer perdurar na memória as origens do nosso povo, a SICAL, trabalha para servir a este povo o melhor café, baseado nas melhores origens – o café Maravilha!”, explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

O primeiro programa em direto está confirmado para dia 7 de junho, da parte da tarde na RTP1, onde serão apresentados os 140 candidatos finalistas regionais, distribuídos pelos 18 distritos e duas regiões autónomas do país, bem como as próximas etapas do concurso.

Sobre SICAL:

SICAL é uma marca portuguesa com 72 anos de história, que investe nas melhores origens para ter um café com sabor e aroma únicos; é o genuíno café das melhores origens, feito por especialistas. Em 1988, a SICAL adotou o lema “As Origens do Café” dada a sua experiência no ramo e a sua relação com os países produtores de café. O ícone da marca é a Baiana, que reforça a ligação de SICAL ás origens de café. Desde a sua origem, SICAL apostou sempre numa comunicação inovadora, que já lhe valeu a conquista de um prémio no Festival Internacional de Publicidade de Nova Iorque, sendo a única marca do setor dos cafés a ser distinguida num festival internacional de publicidade. Nos anos 50 a marca adotou como endorsers os atores António Silva e Vasco Santana, ficando para a história a assinatura “SICAL, o tal do gostinho especial”. Na década de 60 evolui para os filmes de animação e no final da década de 80 a assinatura da marca passa a ser “As Origens do Café”, esta assinatura é acompanhada pelo lançamento de lotes de Origens, sendo a primeira marca de cafés neste segmento.

Em 2019, SICAL apresenta-se com um logótipo renovado, com uma baiana mais jovem, positiva e confiante que expressa o respeito pelas origens. É a partir desta nova baiana que toda a imagem da marca vai também ser renovada, com novo grafismo e novas cores, desde as chávenas aos espaços e esplanadas, todo o mood vai refletir mais naturalidade e conforto, quer pelas cores, quer pelos materiais utilizados. A nova imagem da marca mantem a assinatura que a marca usa desde 2012 “O Café está na Origem”.

Sobre a Nestlé:

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2066 Colaboradores, tendo gerado em 2018 um volume de negócios de 500 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

 

Sobre as 7 Maravilhas®:

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte.
Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto – são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam. A eleição das 7 Maravilhas® permitem a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais.
A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global. Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Doces, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses.
A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:

  • 7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
  • 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
  • 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
  • 7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
  • 7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
  • 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
  • 7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
  • 7 Maravilhas Doces de Portugal®, em 2019

A RTP é a Televisão Oficial.

Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

Descarregar comunicado em Word e PDF.

Descarregar Lista de Patrimónios Finalistas Regionais em Word e PDF.

Descarregar logótipo País das Maravilhas®:

Leave a Reply