Skip to main content

23-08-2020, realizou-se hoje a primeira Meia-Final na Vila de Salir, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, e os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas são:

  • Braga – FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA – Braga
  • Castelo Branco – CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE – Belmonte
  • Faro – FESTA DA ESPIGA  – Salir
  • Lisboa – COLETE ENCARNADO – Vila Franca de Xira
  • Lisboa – SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA – Lisboa
  • A. Madeira – BAILINHO DA MADEIRA – Calheta
  • Viana do Castelo – ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA – Caminha

“Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas®  e da RTP.

Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber.” palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir  e Anfitrião desta 1ª Meia-Final.

“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.

A estes 7 patrimónios FINALISTAS vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical.

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:

  • Associação Portugal Genial
  • CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
  • CNC – Centro Nacional de Cultura
  • Fundação INATEL
  • Joana Vasconcelos
  • Secretaria de Estado – Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
  • Turismo de Portugal

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

RTP   Televisão Oficial.
SICAL   Café Oficial.
MATINADOS   Ovos Oficiais.
ALTICE PORTUGAL   Parceira Tecnológica
SPAL PORCELANAS, Troféu Oficial.
FAVAIOS Brinde Oficial.

Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

Sobre as 7 Maravilhas®

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte.

Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto – são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.

A eleição das 7 Maravilhas® permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global.

Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Patrimónios, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:

7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
7 Maravilhas Patrimónios de Portugal®, em 2019

Descarregar comunicado em Word e PDF.

Leave a Reply