Barcelos, Braga

Artesanato

VOTE JÁ: 760 207 822

O Figurado de Barcelos é uma arte incontornável, constituindo-se como uma das maiores produções tradicionais de Portugal, em virtude da relevância que o trabalho no barro adquiriu ao longo dos séculos e da sua ligação às gentes e à região. O Figurado é uma produção certificada desde 2008. Este facto torna Barcelos o primeiro concelho a certificar esta expressão popular artística, que é a raiz identitária de um território que pretendeu valorizar e afirmar a sua arte singular.
Figurado sortido era a designação adotada para as peças de estatuária de expressão popular, produzidas na região de tradição oleira do atual concelho de Barcelos, onde cabiam desde as pequenas peças modeladas integralmente à mão, até às peças produzidas em pequenos moldes ou através de técnicas mistas usadas nesta produção. Deste grupo, ainda faziam parte as peças modeladas à mão, sem molde, como pitas, gaitas e alguns galos. Ao mesmo universo pertencem as peças iniciadas em molde e terminadas à mão, como os músicos e os bois. Do mesmo modo, inserem-se neste grupo as peças produzidas a partir de uma forma base, levantada na roda de oleiro e que eram também terminadas à mão, como os galos de roda, os rouxinóis e as cornetas. Com a mesma designação de figurado, eram ainda conhecidas as peças produzidas em molde, mas com acabamento ingénuo ou primitivo.
A diversidade desta produção nasce das habilidosas mãos dos barristas que reproduzem tudo o que veem e sentem. As temáticas nas quais se espelha esta produção são por sua vez, a religião e a festa, o bestiário, a vida quotidiana, figuras várias e miniaturas. Neste contexto, importa destacar as peças mais características dentro de cada temática. Na temática da religião e festas, predominam as representações de Cristos e as alminhas, assim como de práticas religiosas. O mundo do fantástico, representado pelo bestiário apresenta monstros, diabos e figuras disformes que unem o sagrado e o profano no Figurado. Representações de cenas da vida rural, ofícios, profissões e bonecos dominam o leque de peças do Figurado, mostrando a importância da vida quotidiana como inspiração para esta produção. Na categoria de figuras avulsas surgem as emblemáticas peças como os galos, ouriços, pombas, bois e cabras.
Quanto ao modo de produção, a modelação, a moldagem e o torneamento são as técnicas usadas na produção do Figurado de Barcelos, usadas isoladamente ou combinadas entre si, sendo a modelação a mais importante e mais valorizada, já que a intervenção pessoal do artesão é total ou praticamente total.
Por fim, considerando a identidade do Figurado, impossível será não referir um dos nomes mais carismáticos desta arte: Rosa Ramalho, a figura que chamou a atenção de António Quadros, através do qual esta arte única se difundiu no meio mais urbano e elitista. A Rosa Ramalho juntam-se outros grandes nomes como Maria Sineta, Mistério, Domingos Côto, Rosa Côta, Luísa Lopes, entre outros.

Leave a Reply