Moita, Setúbal

Artesanato

VOTE JÁ: 760 207 818

As decorações típicas que embelezam as embarcações do concelho da Moita, com paisagens, cenas religiosas, tradições tauromáquicas, números, letras e flores, de cores garridas, distinguem-nas de todas as outras embarcações que cruzam as águas do Tejo. A cor e graciosidade das pequenas embarcações recria o imaginário da actividade fluvial. A memória dos marítimos persiste nas miniaturas dos varinos, botes, canoas e fragatas construídas criteriosamente pelos artesãos do concelho da Moita. O transporte de produtos para a cidade de Lisboa e o trabalho nos Estaleiros Navais do concelho é recordado em cada um dos exemplares. A vivacidade das cores e das pinturas guarda histórias de outros tempos.
Luís Raimão (Rosário) e João Albino (Moita) são alguns dos mestres da construção destas miniaturas que contribuem para a preservação da arte dos carpinteiros, calafates e pintores, construtores destes barcos típicos que em tempos laboravam nas águas do Tejo e que são um cartão de visita do concelho.
Luís Raimão, morador no Rosário, constrói miniaturas desde que se reformou. Labutou no estaleiro com o pai e o irmão até que o trabalho começou a escassear com a evolução dos transportes. Leva cerca de dois meses a concluir um exemplar e já fez mais de 70, que vendeu a Câmaras Municipais, outras instituições públicas e a particulares. Especialista nas pinturas que adornam as embarcações é também conhecedor do ofício de carpinteiro e calafate e, como tal, é responsável pela construção de cada pormenor das diferentes embarcações que cria, utilizando, principalmente pinho e salgueiro.
João Albino, residente na Moita, aprendeu a arte da pintura e da carpintaria nos estaleiros por onde passou, entre os quais Gaio e Sarilhos Pequenos. Com tola e casquilho cria as miniaturas de 60 e 80 cm que depois adorna com as pinturas com que outrora adornou os barcos que inspiram as suas miniaturas.

Empenhada em preservar esta arte popular, das pinturas tradicionais das embarcações, a Câmara Municipal da Moita promoveu em 2011, um Curso de Pinturas Tradicionais em Embarcações, que inspirou o surgimento de novos artesões e novas peças de artesanato, além das miniaturas de embarcações, que incluem proas em contraplacado, pulseiras e leques.

Leave a Reply