Viana do Castelo, Viana do Castelo

Procissões e Romarias

VOTE JÁ: 760 207 762

A Romaria de Santa Marta de Portuzelo, com um enorme cariz religioso e etnocultural, realiza-se no segundo fim de semana de agosto. Cota-se como uma das mais importantes do Alto Minho.
Bastante apreciada e com grande tradição religiosa, no 1.º dia (sexta-feira) tem lugar o desfile da “Mordomia” onde as moças trajadas de preto, com o peito coberto de Ouro, acompanhadas das lavradeiras de vermelho e azul, desfilam pelas ruas de Viana do Castelo, convidando todos a visitar a freguesia nos dias da festa. No peito, a mordoma (moça solteira) mostra a riqueza da família. Na mão leva uma vela votiva símbolo da sua pureza.
A Romaria de Santa Marta é já muito conhecida por ser uma das poucas com dois cortejos (um na sexta-feira à noite e outro no sábado à tarde) espetáculos muito apreciados pelo público, uma vez que são encenados exemplos de tradição.
A romaria culmina com a Majestosa Procissão em honra da Padroeira, Santa Marta, advogada das parturientes e donas de casa (no domingo).
Por ser advogada das parturientes e donas de casa, as devotas de Santa Marta apresentam as suas penitências na procissão. Durante a procissão, os majestosos andores de Santa Maria Madalena e de Santa Marta são acompanhados por “Coros das Virgens” que entoam cânticos em seu louvor, com partituras com mais de 100 anos. O ouro que Santa Marta transporta ao peito é oferenda de promessas ao longo dos anos.
Outro momento de grande importância é o Festival de Folclore, no sábado à noite, que ilustra Santa Marta de Portuzelo como coração do Folclore.

Leave a Reply