Redondo, Évora
Festas e Feiras
As Ruas Floridas são um evento bienal de base popular que consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. A preparação das Ruas Floridas tem normalmente o seu início em Novembro/Dezembro, altura em que os moradores de cada rua decidem o tema. A temática escolhida será mantida em sigilo até ao dia em que se dá início à decoração das ruas, se erguem pilares e se montam estruturas de madeira. Antes também era assim e apesar de já não subsistir a competição premiada entre ruas, como no final da década de 70, a manutenção deste segredo inviolável revela aspectos curiosos de um desafio sadio.
Porém, para além da particularidade que representa a decoração de ruas inteiras com figuras e motivos em papéis coloridos, a singularidade deste evento prende-se com o facto de as temáticas conduzirem as pessoas num exercício de imaginação sem paralelo, superando-se ano após ano. Desde altivos pórticos, passando pelos inevitáveis tectos, às sumptuosas carruagens, corpulentos animais, delicadas peças de roupa, reproduções históricas e contos infantis, até às mesas fartas com iguarias exóticas, as Ruas Floridas revelam um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade. As dimensões da realidade e da ficção fundem-se em harmonia, transportando os visitantes através de um mundo de castelos e cavaleiros, navios e descobertas, pirâmides e Reis, jardins e toda a sorte de figuras.
Durante os meses que se seguem às primeiras reuniões, centenas de pessoas entregam-se diariamente com dedicação e empenho à extenuante missão, cujo único prémio é o reconhecimento dos visitantes e, claro, a particular satisfação de tudo estar absolutamente deslumbrante.
Mais do que um evento, as Ruas Floridas representam uma manifestação de afirmação identitária, durante a qual são postos em evidência inúmeros aspectos culturais do concelho de Redondo, hoje tão bem reflectidos na Oficina das Ruas Floridas. O principal objectivo deste espaço é promover e divulgar o evento das Ruas Floridas assim como a arte de trabalhar o papel. É um espaço multi-funcional de exposição, investigação, educação e centro de recursos de apoio às Ruas Floridas envolvendo a comunidade e a sua participação na gestão e animação deste espaço, favorecendo o diálogo e proporcionando conhecimento, prática e transmissão de saber.
A Oficina expõe objectos de papel que fizeram parte dos cenários das Ruas Floridas, os quais sintetizam o trabalho e a habilidade dos Redondenses na arte de trabalhar o papel. A Oficina pretende ser um espaço vivo, cuja colecção se renova de dois em dois anos, altura em que se realizam as edições deste evento. Este património imaterial que se exibe graças à sua musealização mostra os testemunhos de uma festa que faz parte da memória colectiva dos Redondenses, assim como da sua identidade.